Circuito de ciclismo dos Jogos Olímpicos de 2016 é remodelado
Para a felicidade da nação de ciclistas profissionais e amadores, a Pista de Mountain Bike do Parque Radical de Deodoro – que constituiu o circuito do esporte nas Olimpíadas do Rio – foi reativada em junho de 2021, após cinco anos de fechamento, desde o final da competição. Ela constava da lista de legados dos jogos.
Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes, a Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Feccierj), que desenhou o novo traçado do equipamento, e a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) – responsável pelos serviços de limpeza e roçada do terreno – permitiu a reabertura do local. A pista passou a ter quatro quilômetros de extensão, um a menos que a original, em razão da retirada de um trecho no morro pertencente ao Exército. Com essa redução de 20% do total, montou-se a logística de largada dentro do Parque (antes era na parte externa).
Segunda maior área de lazer da cidade (atrás somente do Parque do Flamengo), com 500 mil metros quadrados de espaço livre a céu aberto, o Parque Radical de Deodoro é um dos principais legados dos Jogos Olímpicos. No sopé do Maciço da Pedra Branca, tem capacidade para receber mil pessoas diariamente, representando um ponto de encontro e lazer para os moradores dos dez bairros do entorno. Ali, são organizadas oficinas esportivas e práticas de reciclagem e educação ambiental, para conscientização a respeito da importância da sustentabilidade.
Pista de Mountain Bike do Parque Radical de Deodoro
Estrada Marechal Alencastro, 1.357 – Ricardo de Albuquerque