Treinos e passeios de canoa polinésia pela mágica Baía de Guanabara

Primeira associação de canoa polinésia (va’a) formada só por mulheres no Rio de Janeiro, a VagaLume Va’a liberou geral suas portas – ou melhor, cavaletes – para todos os gêneros e idades. Além de aulas, ela oferece passeios específicos, com saídas a partir da Marina da Glória.

Essas travessias podem perpassar locais vizinhos, como o Forte São João (Urca) e a Ilha Fiscal (Centro), até chegar a destinos mais longínquos, a exemplo de Itaipu e Paquetá. Entre uma remada e outra, um mergulho contemplativo e relaxante, em meio às mágicas paisagens da Baía de Guanabara.

O espírito do va’a, que surgiu na região do Triângulo Polinésio (ilhas havaianas), se afina à aproximação entre os povos, independentemente de geografias, idiomas e costumes. E ao intercâmbio de experiências, através de suas diferentes técnicas adotadas em cada país praticante.

“Para nós, o va’a significa mais do que um esporte. É uma filosofia de vida que preza a inclusão, a socialização e o enriquecimento cultural, ajudando a transformar o dia a dia. Todos são bem-vindos em nossas saídas, e agasalhamos projetos de integração social, lazer e competição, sempre valorizando a cultura e os princípios básicos da canoa polinésia”, pontuam as fundadoras Letícia Lana e Giselle Leal.

Nos treinos do va’a, estimula-se o trabalho em equipe, com a aprendizagem de técnicas de segurança, sincronia, ritmo e força. Cada membro da tripulação fica responsável quanto ao bem-estar do outro, dedicando-se ao processo de montagem e desmontagem da canoa e zelando pelos equipamentos.

Filiada à Confederação Brasileira de Va’a, a Vagalume teve seu nome originado da junção vaga = onda e lume = luz. “Ela nasceu para navegarmos nos fins de tarde, quando o sol acaba e a luz nasce, iluminando a noite como um vagalume. Somos amantes do mar e das boas vibrações que ele propicia, dos laços que nele se criam e das amizades que se constroem”, poetizam as instrutoras.

A Vagalume participa, todo mês, do Mutirão de Limpeza Corrente do Bem, na área da Marina. E aí? Animou-se também a dar uma forcinha voluntária destinada a coletar lixo no espelho d´água do entorno e contribuir com a proteção daquela maravilha de cenário? Aloha!

 

VagaLume Va’a

Marina da Glória

Avenida Infante Dom Henrique, s/n – Glória

Informações: (21) 98272-0447 e www.vagalumevaa.org