A cinquentenária Livraria Eldorado na Tijuca gerou filhote no subsolo

Por estar localizado no subsolo da Eldorado, o sebo Caverna do Saber recebeu esse nome ao ocupar um espaço ocioso dentro da tradicional livraria da Tijuca. A iniciativa nasceu, em 2007, da vontade de aproveitamento da área vazia e da percepção de que os clientes buscavam obras já fora dos catálogos das editoras ou esgotadas no fornecedor.

Hoje, o filho de quase cinco anos da mãe cinquentenária caminha a passos firmes e independentes. Próximo à Praça Saens Peña, o ambiente abriga um acervo de aproximadamente 15 mil títulos em diversos segmentos (em especial psicologia, filosofia, história e romances em geral), incluindo edições raras. A ideia é, com toda a infra de uma livraria convencional e o charme irresistível de um sebo, tornar-se um paradigma no ramo de livros e revistas antigos.

“O novo iluminismo” (Steven Pinker), “O homem de giz” (C. J. Tudor), “E não sobrou nenhum” (Agatha Christie), “História da Amazônia” (Márcio Souza) e “Os sonhos não envelhecem” (Márcio Borges) figuram no extenso catálogo. “Queremos democratizar, de fato, o acesso à cultura para pessoas mais carentes, disponibilizando o conhecimento a baixo custo, e difundir a importância do livro como instrumento de integralização do ser humano”, resume o gerente Flávio Brás. Nessa caverna, as letras personificam uma poderosa lanterna mágica.

 

Caverna do Saber

Rua Conde de Bonfim, 422, Centro Comercial Iskye – Tijuca

Tel.: (21) 97029-0274