Centro de Ciências Sociais homenageia Wanderley Guilherme dos Santos
Olha que legal! A Biblioteca de Ciências Políticas e Sociologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), uma das mais completas nesse campo na cidade, reativou o modo on, agora com o nome do saudoso professor Wanderley Guilherme dos Santos. É uma merecida homenagem ao acadêmico que tanto colaborou para enriquecer o acervo alojado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp), em Botafogo.
Após um ano de modernização de equipamentos e reorganização dos arquivos, a Sala Centro de Ciências Sociais (CCS) – que integra a Rede Sirius, sistema formado pelas 25 bibliotecas da Uerj – introduziu o sistema de livre acesso ao acervo, possibilitando ao usuário pesquisar o título desejado no catálogo e ir direto à estante retirá-lo. Além das aquisições habituais, realizadas permanentemente com recursos captados em projetos de agências públicas de fomento, o CCS recebe doações institucionais e particulares.
“Foram firmados acordos que tornaram possível hospedarmos, por exemplo, os ricos acervos da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) do Brasil e do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), englobando textos clássicos e contemporâneos”, informa a bibliotecária responsável, Rosalina Barros. Ela projeta: “Nossos usuários poderão dispor de instalações mais modernas, com condições confortáveis para leitura e pesquisa. Esperamos que essas mudanças propiciem um local de convergência, cujo ambiente convide para a entrada e a permanência no interior da biblioteca”.
OBRAS RARAS
A biblioteca reúne atualmente cerca de 26 mil livros, com destaque, entre as inúmeras coleções, para a Brasiliana e suas obras raras. Em complementação às duas áreas centrais, são atendidos segmentos correlatos, como Administração Pública, Antropologia, Direito, Economia, Educação, Filosofia e História.
O acervo agrega ainda volumes provenientes de doações realizadas pelos professores Wanderley Guilherme dos Santos, Simon Schwartzman e Amaury de Souza, fundadores do antigo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), que deu origem ao Iesp. Estão disponíveis para consulta, também, 170 publicações periódicas nacionais e estrangeiras, somando quase 3.800 fascículos.
Professor do Iesp e filho de Wanderley, Fabiano Mendes Santos relata que toda a família se sentiu lisonjeada com o reconhecimento em relação a seu pai, falecido em 2019. “Trata-se de um espaço de enorme importância cultural e acadêmica na cidade e de imenso simbolismo para nós. Crescemos aprendendo a dar valor aos livros, pois meu pai sempre cultivou bibliotecas volumosas. Ter seu nome em uma biblioteca – e sendo esta a do Instituto pelo qual tanto lutou – é a melhor homenagem que se possa fazer a sua memória e ao seu legado”.
Biblioteca de Ciências Políticas e Sociologia da Uerj
Sede do Iesp – Rua da Matriz, 82 – Botafogo
Tel.: (21) 2266-8306