Para celebrar o privilégio de acolher tantos cariocas — de fato e de direito — que nos brindam com seus diversificados talentos, nascia a revista Carioquice. Lá se vão mais de 12 anos. Uma dúzia de anos incandescentes e que deram a lume 51 números com o melhor da sedução carioca.

Desde então, buscamos retratar a cena da Cidade Maravilhosa no que ela tem de mais cativante: personalidades, patrimônios artísticos, sabores, histórias e imagens singulares. Em suas páginas, os leitores viajaram num Rio transbordante, em que passado e presente se conectaram com um charme irresistível.

Sob novo formato, Carioquice pretende mostrar a graça, a tipicidade e o charme de outras praias, não menos belas e pitorescas e bem menos reveladas. Um Rio de Janeiro que não raras vezes está bem ao nosso lado, mas que não enxergamos por absoluta falta de apresentação, de descoberta anterior, de olhar sagaz.

A Insight Comunicação e o Instituto Cultural Cravo Albin (ICCA) têm o orgulho de lançar o primeiro número do Almanaque Carioquice. Este novo projeto inaugura um ciclo em sua originalíssima trajetória editorial, ao consolidar suas edições trimestrais numa única e substanciosa publicação anual.
A novidade é que, além de seguir prestigiando o que de melhor oferece a cidade — elegendo, por meio de especialistas incontestes em carioquices, personagens e serviços que se destacaram ao longo do ano —, o Almanaque mostra um Rio que (quase) ninguém conhece. E nas mais inusitadas áreas.

Quer visitar a Estátua da Liberdade sem ir a Nova York? Vá até a Praça Miami, aqui mesmo em Vila Kennedy. Lá veio parar uma das poucas réplicas em zinco feitas, no século 19, pelo francês Frédéric Bartholdi, criador do icônico monumento norte-americano.

Sapatos temáticos iguais aos dos mestres-salas das escolas de samba? Seu Gomes tem. Um planetário modernérrimo? Partiu Santa Cruz. Sem falar no espaço sensorial, dentro do Jardim Botânico, para visitantes com necessidades especiais; no romântico Parque Darke de Mattos, em Paquetá; e na suculenta feijoada do Bar da Amendoeira, em Maria da Graça.

E mais surpresas. E mais ohs! de quase espanto. E mais orgulho pelas revelações do carioquismo.

Moradores e visitantes terão em mãos um guia original de informações e endereços cheio de histórias divertidas e interessantes para turbinar suas andanças pelo Rio. Uma vitrine única das delícias espalhadas e muitas vezes ocultas dessa cidade maravilhosa. Como dizem fãs declarados da Carioquice, como Jaguar e Ziraldo, “vai ser de babar”.

RICARDO CRAVO ALBIN
Diretor do ICCA