Centenas de visitantes arriscam soltar a voz na feira de tradições nordestinas
Cariocas descolados passaram a frequentar de forma inusitada a Feira de São Cristóvão. O Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas passou a ser ocupado por “cantores” que soltam a voz nos karaokês.
As cantorias, algumas vezes desafinadas, ocorrem em dezenas de estabelecimentos como o Barokê, Night Okê-Bar, Sertão Carioca, El Patron, entre tantos outros.
A Feira também conta, é claro, com gastronomia, artesanato, cultura e lazer do Nordeste brasileiro. O vasto universo de aromas, sabores e saberes fazem do Campo de São Cristóvão um endereço certeiro tanto para nordestinos quanto para os demais apaixonados por aquelas terras do país, e dentro de um cenário com elementos típicos do solo natal do Rei do Baião.
Por falar no grande homenageado do Centro, o saudoso “Lua”, a partir de sete palcos espalhados pelo pavilhão, os ritmos genuínos do Nordeste – forró, baião, xaxado, repente, embolada, martelo, arrasta-pé, maracatu, entre outros – não deixam ninguém parado nos fins de semana.
Manifestações culturais como as festas juninas, o reisado, a capoeira, a poesia popular e as religiões afro-brasileiras também são representadas em eventos diversos.
Luxo e riqueza
No quesito pitéus, prepare-se para um estonteante mundo de luxo e riqueza, que vai do queijo coalho e do caldinho de peixe aos pratos típicos mais substanciosos, como carne de sol com aipim, baião de dois, bobó de camarão e moquecas variadas, especialidades da Barraca da Chiquita, em frente ao Palco Jackson do Pandeiro. Para adoçar o palato, cocada, bolo de rolo, pamonha, pudim de tapioca e mugunzá. Os sorvetes artesanais de frutas, como graviola, pitanga, mangaba, umbu, taperebá e seriguela, são iguarias encontradas no Sabor do Norte.
Você pode também escolher, entre uma infinidade de produtos comercializados nas mercearias e lojinhas, os que mais lhe apetecerem e levar para casa, a exemplo de doces típicos (a Queijaria Lampião tem até bolo de massa puba, extraída da mandioca fermentada), tapioca, frutos do mar secos, farinhas, azeite de dendê, pimentas em conserva ou moídas na hora (o forte do Rei dos Temperos) e cachaças. E não deixe de visitar o Memorial do Nordeste, com um acervo dedicado a essa região de alta relevância histórica e cultural para o nosso país.
Feira de São Cristóvão
Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas
Campo de São Cristóvão, s/n – São Cristóvão
(21) 4108-9248
saocristovaofeiraoficial