Parque Penhasco Dois Irmãos está de cara nova

Fundado durante a Eco-92 – a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente realizada no Rio de Janeiro – no propósito de proteger a flora e a fauna da região, o Parque Penhasco Dois Irmãos, no Leblon, foi entregue ao público em setembro de 2023 totalmente reformado pelo Projeto RevivaRio. Trata-se de uma parceria entre a prefeitura, o Instituto Carioca Cidade Criativa (ICCC) e empresas patrocinadoras.

O sítio de 39 hectares, com quatro mirantes, de onde se pode observar um dos mais incríveis visuais da cidade, estava fechado desde março para restauração da sede, do paisagismo e do mobiliário, além da instalação parquinho infantil, academia da terceira idade e sinalização bilíngue, que traz informações de espécies nativas e o cuidado que se deve ter com os animais. Foi criado também um jardim de borboletas, o primeiro da Zona Sul.

“A prefeitura tem colocado a importância dos parques e das áreas verdes como prioridade. Novos parques estão sendo construídos em diferentes regiões. E agora, em parceria com a sociedade civil e a iniciativa privada, revitalizou um espaço tão importante para a cidade, numa área bem turística”, ressalta o secretário da Casa Civil, Eduardo Cavaliere. O subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, complementa: “O Parque Dois Irmãos é um símbolo muito relevante para o Rio. A gente espera com isso atrair mais e mais turistas e cariocas para essa que é uma das vistas mais bonitas da cidade.”

Derradeiras esculturas

O sócio-fundador do ICCC, Heitor Wegmann Jr., também enfatiza: “Restauramos as cinco esculturas do mestre Oscar Niemeyer, trouxemos uma sinalização moderna, com placas direcionais e fotos de espécies que existem no Parque, e plantamos mais de 11 mil mudas de árvores e flores nativas da Mata Atlântica. E temos 40 novos bancos de plástico, fabricados com o uso de 40 mil garrafas de PET reciclado. Há ainda um espaço infantil para atender os visitantes, principalmente os moradores da comunidade Chácara do Céu.”

As cinco esculturas abstratas em ferro, com até oito metros de altura e pintadas de vermelho, foram as últimas criadas por Oscar Niemeyer, aos 91 anos. “Esse trabalho de restauração das únicas grandes esculturas que o Niemeyer fez e colocá-las
aqui, à disposição do público carioca e dos turistas, é realmente uma iniciativa louvável da prefeitura. Até porque Oscar era um carioca da gema. O Rio de Janeiro tem que celebrar a vida e o trabalho dele. É um privilégio para a população da cidade ter acesso a essas obras”, afirma Luiz Oscar Niemeyer, sobrinho do grande arquiteto.

 

Parque Penhasco Dois Irmãos

Rua Aperana, s/nº – Leblon

(21) 2503-2134

parquedoisirmaosrj