A leitura como arma de defesa dos direitos humanos no Jacarezinho

Com mobiliário remodelado e livros novos, doados por meio de uma campanha nas redes sociais, o Espaço Literário Rio de Paz, dedicado ao público infanto-juvenil, retomou com força total. Situado na favela do Jacarezinho, Zona Norte, o local, que empresta publicações gratuitamente à população, havia suspendido as atividades logo após a sua inauguração, em fevereiro de 2020, por causa da decretação do estado de pandemia.

A idealização do Espaço coube a um grupo de voluntários da ONG Rio de Paz. “A proposta é possibilitar, com foco nas crianças e adolescentes, um local aberto para atividades culturais, como rodas de leitura, oficinas de recreação, arte e pintura, exposições, animações de teatro e bate-papo com autores das comunidades do Rio de Janeiro”, explica a jornalista Thais Montezano, responsável pelo centro socioeducativo.

Um dos temas escolhidos para os eventos foi, por exemplo, “Viva a cultura brasileira”, que apresentou os estados nacionais, suas músicas e comidas características, explicando-se a origem de doces como cocada e pé de moleque – tudo regado a guloseimas e muitas brincadeiras típicas. Além de livros, você pode incentivar o projeto através da doação de materiais: lápis de cor, canetinhas, papel, cola etc.

A ONG Rio de Paz, fundada em 2007, almeja conectar a juventude com os campos da cultura e da educação. Através de ações criativas, pacíficas e inclusivas, a entidade tenciona chamar a atenção da sociedade e das autoridades públicas para a necessidade de o combate à violência se dar a partir da defesa dos direitos humanos.

 

Espaço Literário Rio de Paz

Rua do Rio, 27 – Jacarezinho

Tel.: (21) 3297-1656

https://instagram.com/espacoliterarioriodepaz?igshid=YmMyMTA2M2Y=