Teatro do Jardim Botânico sedia projeto de vanguarda no país

O primeiro hub de arte, cultura, entretenimento e educação dedicado ao público infantojuvenil do Brasil está em funcionamento desde novembro nas dependências do Teatro do Jardim Botânico, que levava o nome do maestro Tom Jobim e havia interrompido suas atividades desde 2017. A iniciativa tem por base a matriz ESG-Environmental, Social and Governance, sob a égide das Organizações das Nações Unidas (ONU).

 A programação do novo Ecovilla Ri Happy, com mais de 2 mil metros quadrados e uma sala de espetáculos multiuso para 350 espectadores, envolve espetáculos de teatro, música, oficinas de jardinagem, ateliês, cursos e recreações, com foco também na natureza e na sustentabilidade. E a partir logo dos primeiros anos de vida do público-alvo, que contempla também seus familiares.

O projeto deriva da collab entre as empresas Aventura e Alegria com a Ri Happy, líder do setor varejista de brinquedos no país. “Tínhamos, ao lado da Alegria, o sonho de oferecer conteúdo de alta excelência para crianças e famílias. Quando surgiu essa oportunidade, entendemos que era o momento certo para realizar o projeto, só faltava encontrar um parceiro. O caminho natural nos levou à Ri Happy, que tem o mesmo propósito”, explica Luiz Calainho, diretor de Negócios e Marketing da Aventura,

Acesso para todos

As obras de readequação do espaço (cuja fachada, tombada pelo Patrimônio Histórico, foi totalmente preservada) favorecem o acesso de pessoas com deficiência – além da disponibilidade de intérpretes de Libras nos espetáculos e narração para crianças cegas ou com baixa visão.

Para o acesso de coletividades diversas à Ecovila, estão previstos programas de formação de plateia, oferta de bolsas e organização de visitas de pessoas de baixa renda. O projeto engloba, ainda, a primeira loja foyer-conceito do Brasil, da Ri Happy, como articulação de entrada e saída dos ambientes de convivência, propiciando que os frequentadores interajam e sejam impactados pelo espaço incorporado à Mata Atlântica.

Ronaldo Pereira Junior, CEO do Grupo Ri Happy, define: “A loja tem um conceito completamente novo que irá agregar valor a esse lindo projeto, impulsionando ainda mais o Jardim Botânico como um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro e do Brasil. É um espaço mágico, acolhedor e inclusivo que vai receber a todos com muita alegria”.

E a presidente do JB, Ana Lúcia Santoro, finaliza: “É importantíssimo resgatar e devolver ao público um espaço de tanto potencial, no coração do nosso Corredor Cultural. Trabalhamos para garantir uma operação de sucesso e alinhada aos objetivos do Jardim Botânico do Rio. Estamos muito felizes e entusiasmados com o projeto.”

 

Ecovilla Ri Happy

Rua Jardim Botânico, 1.008 – Jardim Botânico

Tel: (21) 3874-1808