Centro comercial preserva características da arquitetura industrial inglesa
O Bangu Shopping se diferencia de outros centros comerciais por estar intrinsecamente associado à história do bairro. Em particular, a da Companhia Progresso Industrial do Brasil – a Fábrica de Tecidos Bangu –, cuja sede passou a ocupar em 2007. Além das ofertas proporcionadas por mais de 200 lojas, praça de alimentação, quatro restaurantes e seis salas de cinema, o bom é se encantar com a preservação do belo traçado original da edificação de 1889.
A então moderna fábrica provocou o adensamento urbano de uma extensa região rural na Zona Oeste da cidade, que começou a ser povoada a partir de 1963, por meio da Fazenda Bangu. Na propriedade, surgiu a majestosa Companhia – em tijolos aparentes e com a presença de um imponente torreão –, inspirada nos projetos arquitetônicos industriais ingleses.
Tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade no ano 2000 e ativa até 2005, a fábrica tornou-se um dos maiores polos exportadores de moda do mundo, sendo objeto de livros, exposições e documentários, como “Os campeões da elegância”, do francês Jean Manzon. Lançado em 2004, o filme “Olga” a utilizou como locação para reproduzir o campo de concentração de Ravensbrück, em Berlim, para onde a militante comunista alemã fora deportada. Detalhe: o diretor Jayme Monjardim simplesmente fez nevar, com máquinas especiais sobre os telhados e sal grosso espalhado no chão, no bairro mais quente do Rio.
Bangu Shopping
Rua Fonseca, 240