Shopping de 100 mil m² vai de Feirão de Moda a Mercado de Produtores

Esqueça a réplica colonizada da estátua da Liberdade, concessionárias de carrões importados, condomínios de alto luxo e que tais. O negócio é se jogar sem medo de ser feliz no Uptown Barra, um enclave de comércio popular no suntuoso bairro da Zona Oeste. A ideia é essa mesmo: reproduzir a atmosfera despojada do varejão de rua, em vias amplas e largas.

Espalhados em seus quase 100 mil m2, destacam-se grandes grupos como Americanas, Atacadão Posto 13 (mais de 20 mil itens de utilidades para o lar, decoração, elétrica e ferramentas), Caçula (de artesanato a papelaria, passando por brinquedos e material de informática) e Feirão Moda Barra (com cerca de 200 marcas de vestuário).

As lojas satélites incluem a Relíquias do Brasil, que se autodefine como um Centro de Ativação da Memória Afetiva. No ambiente retrô, a nostalgia vai longe entre mesas de totó, máquinas de pinball, freezer da Kibon e outras referências dos anos 60, 70 e 80. É possível comprar vinis raros ao som de músicas e comidinhas emblemáticas do período.

O Mercado de Produtores – inspirado em congêneres internacionais, como o da Ribeira, em Lisboa – também merece um capítulo à parte. Os estabelecimentos vão do consagrado La Plancha ao primeiro açougue vegano do Rio, que oferece linguiças de origem vegetal e a premiada coxinha de jaca.

 

Uptown Barra
Avenida Ayrton Senna, 5.500