Circuito de cinco prainhas atrai apaixonados pela natureza selvagem

O que você faria numa ilha deserta? É bom pensar nisso quando se dirigir ao circuito de cinco prainhas só acessíveis por barco ou trilhas no litoral de Barra de Guaratiba. Sim, porque lá não vai ter muvuca, biscoito globo, mate de galão, cervejinha gelada, quiosques para o after, nem qualquer outra espécie de facilidades ofertadas nas areias urbanas.

Mas os aficionados pela natureza em estado puro se sentirão às portas do paraíso ao dar naqueles costados. Mesmo chegando pela Praia do Inferno, com 200 m de extensão.

O nome um tanto assustador decorre dos paredões de pedras, ondas agitadas, fortes correntes marinhas e ausência de árvores – portanto, não esqueça a barraca para quando o sol inclemente exigir aquela sombrinha. A trilha de acesso (grau de dificuldade leve) começa no final da Rua Parlon Siqueira.

Ao lado, os aventureiros podem alcançar a Praia Funda. Nos seus 300 metros de comprimento, reina soberana a Pedra da Lua, formação rochosa repleta de crateras. Quase do mesmo tamanho, a Praia do Meio fica a meio quilômetro dali. E a vizinha Praia do Perigoso propicia um ângulo inusitado da famosa Pedra da Gávea. A menorzinha de todas, conhecida como Praia dos Búzios, completa o circuito de águas azuis e cristalinas desse olimpo litorâneo.

 

Circuito de prainhas de Barra de Guaratiba
Acesso por trilha no final da Rua Parlon Siqueira ou barcos que saem da Praia do Canto