Imperator é o complexo artístico mais importante da Zona Norte carioca

Considerado o principal centro de artes da Zona Norte, o Imperator – Centro Cultural João Nogueira é um complexo plural que vive cheio de gente na cola de boas opções de entretenimento e lazer. São shows, nacionais e internacionais, peças teatrais, espetáculos de dança, exposições, filmes e eventos diversos, que ocupam as instalações do antigo Cine Imperator, no Méier, ponto de encontro da juventude e suas lambretas na década de 50.

Inaugurado em 2012 com um show de Diogo Nogueira – filho do ilustre homenageado, o sambista João Nogueira, nascido e criado no Méier –, o Centro é hoje vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e, em um ano de funcionamento, já havia batido a casa de 1 milhão de visitantes.

O espaço se divide em quatro modernos pavimentos, abrangendo teatro com arquibancadas retráteis e capacidade para 750 pessoas sentadas e 1.300 em pé, três cinemas, salão de dança, bistrô e um terraço verde de 1.200 metros quadrados reservado à área de convivência. O fim de tarde também foi preenchido por uma programação de primeira, com um happy hour estrelado por nomes como Zélia Duncan, Moacyr Luz e Xande de Pilares.

Formação artística

O Centro Cultural ampliou suas atividades para a formação artística, oferecendo cursos, oficinas e palestras socioeducativos. O projeto Clubinho do Samba, por exemplo, sob a coordenação de Ângela Nogueira, viúva de João, disponibiliza aulas de violão e percussão gratuitas a alunos matriculados na rede pública de ensino. E a grade do projeto de dança Além do Horizonte, dirigido pelo professor Sandro Santos, abarca balé, jazz, dança de salão, dança de rua, samba no pé e alongamento motivacional, atendendo desde crianças (baby class de três a seis anos) a pessoas da terceira idade.

Maior sala de cinema da América Latina, com 2.400 lugares, o Imperator foi aberto em 1954, arrastando uma verdadeira legião de cinéfilos. Permaneceu fechado de 1986 a 1991, quando se transformou na badalada casa de shows homônima, abrigando um naipe musical de primeira grandeza, de Tom Jobim a Tina Turner, até cerrar definitivamente suas portas em 1996.

 

Imperator – Centro Cultural João Nogueira

Rua Dias da Cruz, 170 – Méier

(21) 3796-5503

imperator_oficial