Espaço reconstitui história do mais importante teleférico do Brasil
Que tal apreciar a paisagem mais espetacular do Rio e, de quebra, conhecer um pouco mais sobre um dos nossos maiores cartões postais? A dica é subir até a Praça dos Bondes, inaugurada em 2009, no Morro da Urca. Com um mirante de onde se avista o Morro da Babilônia e a Estação da Praia Vermelha, o local exibe as duas gerações anteriores ao atual bondinho do Pão de Açúcar.
O primeiro modelo de bonde operou entre 1912 e 1972, enquanto o segundo permaneceu na ativa até 2011. Há, também, duas esculturas em bronze, em tamanho real, dos responsáveis pela idealização de cada um deles: Augusto Ferreira Ramos e Cristóvão Leite de Castro. A história secular do bondinho, na verdade um teleférico, é remontada no Espaço de Memória Cocuruto, por meio de exposições, projeções digitais, imagens, maquinário e objetos diversos.
Além de vislumbrar, de ângulos mais que privilegiados, símbolos cariocas como Cristo Redentor, Baía de Guanabara, Enseada de Botafogo e o majestoso Maciço da Tijuca até a Serra do Mar, você pode complementar o belo programa com um lanche ou almoço nos restaurantes ao redor. E levar para casa as indefectíveis lembranças comercializadas pelas várias lojinhas do Pão de Açúcar. É ou não é para se sentir nas nuvens?
Praça dos Bondes e Espaço de Memória Cocuruto
Avenida Pasteur, 520 – Urca
Tel.: (21) 2546-8400