Todo mundo vai ao circo no Parque da Quinta da Boa Vista

“Para você, onde reside a alma do circo? No palhaço? No trapezista? Debaixo da lona? Na pipoca ou no algodão doce? Nas crianças? Nas crianças… Enquanto houver uma criança, sempre haverá um circo.”

Com esse mote, o Instituto Unicirco reabriu, em julho de 2021, sua lona-sede na Quinta da Boa Vista, após mais de um ano de fechamento para evitar aglomerações.

Na tenda colorida, com capacidade para até 2,5 mil espectadores, o musical “Em busca da alma do circo” promove o reencontro de palhaços, malabaristas, trapezistas, saltadores e banda de músicos com o respeitável público no picadeiro. O show acrobático mescla elementos tradicionais e modernos, em uma declaração de amor aos rituais da milenar arte circense.

Dirigido pelo ator Marcos Frota – tendo o apoio da Fundação Municipal Parques e Jardins e o patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa –, o Unicirco é um empreendimento com objetivos sociais. Sistema de educação livre, desenvolve suas ações em torno dos vetores pedagógico, artístico, cultural e ambiental. Além da sede na Quinta, atua em outros três núcleos, instalados nas comunidades do Aço (Santa Cruz), Jardim Ana Clara e Campos Elíseos (Duque de Caxias).

Sua missão é a de utilizar o circo como instrumento de promoção humana, sobretudo para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Nessa dinâmica, ministra oficinas, reforço escolar e acompanhamento psicossocial aos participantes, no propósito de construir cidadãos conscientes e, também, de cooperar para o vigor do segmento circense no Brasil. Constantemente, renova sua equipe a partir da contratação de talentos selecionados em audições nas comunidades do Rio de Janeiro.

E, ao contrário dos versos da marcha do compositor Batatinha (“todo mundo vai ao circo, menos eu / como pagar ingresso, se eu não tenho nada / fico de fora escutando a gargalhada”), aqui ninguém sofre cancelamento por não ter dindin. “O Instituto Unicirco – declara Marcos Frota – foi o meio que encontrei de retribuir à sociedade todo o reconhecimento que colhi durante esses 40 anos de carreira. Já recebemos mais de 1,7 milhão de espectadores de forma inteiramente gratuita, democratizando o acesso à cultura. Para mim, é um orgulho proporcionar uma agenda ininterrupta de espetáculos, centenas de vagas, também gratuitas, para nossas atividades de formação e profissionalização e, ainda, colocar em foco discussões tão importantes como o protagonismo da pessoa com deficiência. O Unicirco representa em minha vida um exercício de cidadania e espiritualidade.”

Instituto Unicirco

Parque Municipal da Quinta da Boa Vista – São Cristóvão

Tel.: (21) 2580-7036