Revitalização do Parque Garota de Ipanema dá novos tons ao pôr do sol no Arpex

Em 2023, o Arpoador – esse pedacinho do Rio onde surgiram os primeiros surfistas e o recém-lançado biquíni, na década de 60 –, ganhou uma velha novidade: a revitalização do icônico Parque Garota de Ipanema.

A turma dos 40 anos com certeza lembra de jogar um futebol no gramado ao lado da praia, ficar de bobeira com os amigos entre um mergulho e outro, ou se aventurar na trilha contornada pelo verde da mata e o azul do mar.

De lá para cá, no entanto, embora o Arpoador tenha mantido a fama e continue a ver suas areias transformadas em um mar de guarda-sóis em um fim de semana ensolarado, o parque tinha perdido espaço aos olhos − e consequentemente no coração − dos cariocas.

Pois esse hiato chegou ao fim. O Garota de Ipanema está de volta, com um novo espaço infantil, cheio de brinquedos e atividades, a arena musical e seu jardim de bromélias, o “parcão” e − joia da coroa − o mirante, agora com um mural realizado por Derlan Almeida e Leonardo Santos, artistas talentosos e integrantes de uma outra instituição do Rio, a Comlurb.

Os 2,58 hectares do parque contam ainda com quadra poliesportiva e duas pistas de skate, além de terem recebido, no ano que passou, grandes eventos musicais, como o Festival Praia Rio, que trouxe nomes que vão de Martn’ália a Roberto Menescal.

Mais um, na verdade vários, programas para os milhares de apaixonados que não perdem a oportunidade de curtir o mais famoso pôr do sol da cidade (ou seria do mundo?), com o Morro Dois Irmãos ao fundo, em um espetáculo que se encerra, invariavelmente, sob uma salva de palmas do público. Ou, em outro clássico evento do verão, quando o maçarico climático convida a mergulhos noturnos, os intermináveis luaus, entre copos de mate gelado e saquinhos de “bixxxcoito” Globo.

 

Arpoador
Avenida Francisco Bhering – Ipanema