Mutirão de ações revitaliza passagem de veículos no Engenho Novo
Irreconhecível. Desde julho de 2021, quem atravessa o Buraco do Padre vê que a passagem de veículos e pedestres embaixo da linha férrea entre as Ruas 24 de Maio e Silva Freire, no Engenho Novo, tomou um banho de loja daqueles. De um lugar inóspito e estigmatizado, virou ponto de encontro das famílias vizinhas, após receber um mutirão de serviços municipais.
O projeto de revitalização, a cargo da Fundação Parques e Jardins e da Subprefeitura da Zona Norte, transformou a paisagem feiosa num colorido espaço de lazer. O conjunto de intervenções abarcou a instalação de novos equipamentos de iluminação, conserto de vias e calçadas, ajardinamento dos canteiros, plantio de árvores, pintura artística de muros e mobiliários confeccionados pela própria comunidade, a partir de material reciclável, como caixotes de feira e paletes de madeira.
O mutirão contou com o apoio de moradores e comerciantes locais, que fizeram doações de tintas e outros produtos. E, também, a participação de 20 artistas que executaram grafites sob diferentes temáticas, em todas as paredes no entorno da passagem. O espaço, que tem uma parte coberta e outra ao ar livre, abriga, periodicamente, eventos culturais. No segundo domingo do mês, é fechado para carros e franqueado apenas a pedestres, reunindo atrações como shows, recreação infantil e gastronomia.
AUTOESTIMA
Segundo Diego Vaz, subprefeito da Zona Norte, o projeto visa resgatar a autoestima dos moradores, tornando o local limpo, iluminado e aprazível, aumentando assim a circulação de pedestres. “Com a revitalização, estamos proporcionando mais conforto e segurança para que a população possa se conectar novamente com o seu bairro, em um local histórico, reforçando suas raízes e o orgulho de ser suburbano.”
Em complemento, o presidente da Fundação Parques e Jardins, Fabiano Carnevale, adianta que a intenção é desenvolver projetos semelhantes em outros espaços da cidade. “Esse é o caminho. Fazer muito com a ajuda de todos, trabalhando de forma integrada para dar respostas muito rápidas à população. E levando outras ações como essa para requalificar outras áreas do Rio.”
Buraco do Padre
Passagem entre as Ruas 24 de Maio e Silva Freire – Engenho Novo