Casas emblemáticas da boa gastronomia reabrem as portas para satisfação dos cariocas saudosos

Cervantes, Alcaparra, Mosteiro e La Fiorentina são quatro mosqueteiros da boa mesa, restaurantes icônicos que reabriram suas
portas, para a alegria dos cariocas. O Cervantes e a La Fiorentina têm a tradição de servir fregueses a madrugada inteira, ou quase isso. Já o Mosteiro é um point dos executivos do Centro da Cidade. Um ambiente sob
medida para fechar negócios e conversar sobre assuntos corporativos. Essa também era a pegada do Alcaparra. Mas eis que o tradicional restaurante da Praia do Flamengo, ampliou seu público alvo, criando uma varanda povoada por mesinhas, onde o pessoal que sai do Aterro do Flamengo vai molhar a garganta com um chope gelado.

Cervantes

Em funcionamento desde 1955 como mercearia que também ofertava uns sanduíches espertos, o Cervantes – salvação dos notívagos de Copa e arredores – havia fechado em março de 2021. Pouco mais de um ano e meio depois, precisamente em outubro de 2022, reabriu seu balcão e suas mesinhas na mesma Prado Junior, das 11h até 5 da matina.

Declarado Patrimônio Cultural Carioca em 2013, o bar e restaurante manteve inabalada a qualidade dos sandubas, como os de pernil ou filé com abacaxi – clássicos dos clássicos –, acompanhados de salada de batatas ou salpicão. No tema sustança, o tradicional picadinho e os Filés à Oswaldo Aranha (coberto por alho frito e com batatas portuguesas) e o Crocante (empanado, com arroz maluco) fazem bonito.

Alcaparra

Outro que reabriu as portas, após cerca de dois anos, foi o Alcaparra, na Praia do Flamengo. E em grande estilo. No dia 7 de março de 2023, o restaurante, de perfil mais afinado à cozinha internacional reinaugurou com delícias no menu. E, melhor ainda, uma simpaticíssima varanda ao ar livre, que pode ser utilizada desde cedo, no café da manhã, com omelete de shitake e salada de frutas.

Além do almoço executivo, há a salada de queijo de cabra com ovas tobiko e folhas roxa e a Degustação de Risotos, que pode incluir os de camarão, rabada, açafrão e parma e queijo grana padano. Filé à Nicola, salmão com purê de baroa e alcaparras, frigideira de frutos do mar e ravioli de costela à matriciana também figuram entre os pratos, para harmonia dos quais se apresenta a carta com mais de 100 rótulos de vinho. De sobremesa, a pera ao vinho com sorvete é cativante.

Mosteiro

Templo da boa mesa no Rio, o restaurante Mosteiro, especializado na culinária portuguesa, também passou boa parte da pandemia fechado, só retomando as atividades em 16 de setembro de
2023. E comemorou a data numa superfesta no
Centro da cidade – onde está localizado desde 1964 –, com roda de samba comandada pelo compositor Moacyr Luz e, claro, iguarias gastronômicas.

Honrando a conhecida generosidade lusitana, houve, na ocasião, farta distribuição de chope, sardinhas na brasa e bolinhos de bacalhau entre os convivas. No cardápio, continuam imperando as especialidades da Casa, como arroz de pato, cabrito assado, bacalhau à Gomes Sá, polvo à lagareiro, caldeirada galega, alheira transmontana e carne de porco alentejana. Ah, o Mosteiro tem as empadas candidatas a melhor do Rio. Com recheio molhadinho, a massa desmancha na boca com leveza indescritível.

La Fiorentina

E o que dizer do La Fiorentina, aberto em 1957, que deixou órfãos nove entre dez artistas, que costumavam jantar no reduto do Leme após suas peças e shows? Fechado desde fevereiro de 2023, o restaurante migrou a Ipanema, na badalada Rua Aníbal de Mendonça.

Abra os trabalhos com a tábua de antepasto italiano (presunto de Parma, salame napolitano, mortadela e queijo grana padano). E arremate com o salmone fiorentina (grelhado, com risoto de limão-siciliano) ou o pollo alla fiorentina (filé de frango ao molho de ervas e batata sautée). Valeu ou não esperar pela reabertura dessas quatro figurinhas carimbadas da gastronomia do Rio?

 

Cervantes

Avenida Prado Junior, 335 – Loja B – Copacabana

(21) 3085-6065

cervantes_copacabana

 

Alcaparra

Praia do Flamengo, 150 – Flamengo

(21) 2558-3937

alcaparra.restaurante

 

Mosteiro

Rua São Bento, 13 – Centro

(21) 3950-3508

restaurantemosteiro

 

La Fiorentina

Rua Aníbal de Mendonça, 112 – Ipanema

(21) 2540-8045

restaurantelafiorentina