Point em Botafogo reúne quatro timaços da seleção botequeira

“Ganhe peso, pergunte-me como”, diz uma das frases bem-humoradas expostas nas paredes rústicas do amplo casarão da Liga dos Botecos, já alertando sobre o que virá pela frente. É que ali estão reunidos, desde 2018, quatro queridinhos da cultura botequeira. Portanto, esqueça a dieta de baixas calorias em casa se quiser encarar, tudo ao mesmo tempo agora, os sólidos e os líquidos que fizeram a fama do Bar da Frente, Botero, Cachambeer e Momo.

No salão, na varanda ao ar livre ou no rooftop, comece a dar tratos à bola para o pontapé inicial – o jogo promete! O primeiro tempo pode escalar um time de peso, formado pelo porquinho de quimono do Bar da Frente (massa de harumaki recheada com costelinha suína e requeijão de ervas, acompanhada de molho agridoce), pastéis de cogumelo e de camarão com creme de limão do Botero e o célebre bolinho de arroz do Momo, com queijo e linguiça calabresa.

Ainda nesse lado do campo, atacam o jilozinho crocante, o parmegiana aperitivo e o fondue de coxinha. E os sandubas, todos em tabelinha com batatas fritas, batem um bolão, como Choripan (linguiça coberta por queijo gratinado e aioli de chimichurri), Trio miniburger quarteirão e Blend da casa (carnes bovina e suína, com picles de maxixe, ketchup de goiabada, mostarda e cheddar).

Para molhar a conversa, além de chopes e cervejas, os craques são os drinques autorais, que mandam para escanteio surrados preconceitos: Meninos vestem rosa (rum, tequila, abacaxi, manjericão e xarope de tangerina) e Meninas vestem azul (vodka, soda gaseificada, baunilha e curaçau blue). Há, também, os shots Café flamejante (licor de café, Amarula e absinto) e Penélope charmosa (Fireball, infusão de gin com hibiscos e absinto).

No segundo tempo regulamentar, entram em campo os que já estavam esquentando no banco, ou na boca do fogão. Entre os Pratos Molhadinhos, temos Moela do Toninho (com purê de batata doce e torresmo) e Farol de milha (carne assada recheada com linguiça, cobertas por queijo derretido, molho com creme de aipim e ovo frito). E a premiada Costela no bafo do Cachambeer, marinada em ervas finas, não poderia desfalcar a esquadra.

Se ainda houver fôlego para a prorrogação, o brownie com calda de palha italiana quente, acompanhado de sorvete de creme; o pudim de leite da Dona Glória, mãe do sócio Toninho Momo; e o reinventado bolo de milho da vovó, com brigadeiro e creme de inglês de café, são os artilheiros.

 

Liga dos Botecos

Rua Álvaro Ramos, 170 – Botafogo

Tel.: (21) 3586-2511