A cultura cervejeira ao alcance de todos no Complexo do Alemão

É o primeiro bistrô de cervejas especiais dentro de uma comunidade no Rio de Janeiro. E tem até uma marca para chamar de sua, a Complexo do Alemão. Seu criador, Marcelo Ramos Andrade, introduziu a degustação da bebida artesanal na favela por meio da abertura do Bistrô Estação R&R. A missão: elevar a cultura cervejeira ao alcance de todos.

O espaço se define como “um lugar família, meio chique, meio boteco, meio rústico”. Toda a decoração, no capricho, foi planejada por Marcelo e sua esposa e sócia, Gabriela Romualdo, de maneira personalizada. Paredes de bolachas, mesas altas, quadros com matérias publicadas na imprensa sobre o bistrô e com as melhores cervejas especiais do mundo, exposição de rótulos nacionais e importados, jardim de inverno, TV, rede wi-fi e serviço diferenciado compõem a atmosfera aconchegante do local.

Além das cervejas e do especial chope de vinho, a casa oferece um café da manhã cinco estrelas. A fartura das belas mesas – enfeitadas com arranjos de astromélias sempre frescas – vai de milho cozido a waffle com geleias, ao som do músico André Henriques. E atrai visitantes de outros bairros, cidades e até países. Com a morte de Marcelo por Covid, o fundador, a prefeitura homenageou seu empreendedorismo com a mudança do nome da Rua Jalisco – antigo endereço do Bistrô – para Travessa Marcelo Ramos Andrade.

Bistrô Estação R&R

Travessa Marcelo Ramos Andrade, 32 – Complexo do Alemão – Inhaúma

Tel.: (21) 98893-0016