Vamos todos cirandar no Baixo Tijuca!
Durante o dia, diversão garantida para as crianças no playground – tem até fraldários para os bebês –, os skatistas e a cachorrada. De noite, a ciranda muda de rédeas, com a afluência do público boêmio que anima os bares ao redor, alguns com música ao vivo. Estamos falando da Praça Varnhagen, na Tijuca, assim batizada em tributo ao militar, diplomata e historiador brasileiro
Em 2016, a praça foi reformada, com a construção de três reservatórios subterrâneos para escoar a água das chuvas e evitar as enchentes que assolavam a região. Assim, a Varnhagen ganhou também uma academia da terceira idade, mesinhas de jogos, um espaço com brinquedos para a criançada e uma ampla área de lazer que passou a ser ocupada por bicicletas, skates e patins.
A praça se estende para além de seu perímetro e engloba alguns quarteirões repletos de bares e restaurantes, da Tijuca a Vila Isabel. Em especial, nas noites de quarta-feira e nas tardes de domingo, quando costuma ter jogo no Maracanã (situado nas vizinhanças), os estabelecimentos ao seu redor ficam para lá de cheios. São os torcedores que gostam de um esquenta antes da partida ou que vão comemorar ao lado dos amigos a vitória do seu time.
Drinks, cervejas e petiscos
O Buxixo é o point mais famoso. Suas mesas e cadeiras ocupam uma parte da praça, e seus telões estão sempre ligados em dias de jogo. Lá é possível petiscar carne de sol com macaxeira e filé mignon aperitivo. No andar de cima, o Buxixo Up é a pedida para quem quer curtir a noitada ao som de samba, pagode, sertanejo e pop rock ao vivo.
Do Buxixo olhe para o lado e você verá o Só Kana, sempre lotado. Não deixe de pedir as batidas de cachaça da casa, servidas em dose ou em garrafa de 1 litro (como as de leite condensado, coco e abacaxi ou de maracujá, groselha e coco).
Do outro lado da rua, tem o recém-reformado Garota da Tijuca, uma ótima opção de almoço em família, para comer o tradicional churrasco misto ou a picanha na chapa feita na hora pelo garçom. Caminhando pela Rua Alm. João Cândido Brasil você vai encontrar o Vikings Steak & Sandwiches, restaurante temático que coloca até capacete com chifres nos aniversariantes do dia. Caminhando mais para dentro, você encontra o Restaurante Siri, que já virou uma instituição da Tijuca, servindo há 60 anos um cardápio repleto de opções do fundo do mar.
Variedade não falta! O Brewteco é a melhor opção para quem gosta de chope e cerveja artesanal; o Bar da Gema é perfeito para apreciar petiscos premiados no festival Comida di Buteco; o Estação Baião de Dois oferece um pouquinho do sabor nordestino; e o Bar do Adão serve os pastéis mais famosos do Rio. Recém-chegado na Tijuca, o Cine Botequim mistura cinema e boemia, com um cardápio cheio de personagens. A diversão começa logo na entrada, onde os clientes são recebidos pelo E.T., do clássico longa-metragem de Steven Spielberg.
Praça Varnhagen
Confluência da Avenida Maracanã e das ruas Almirante João Cândido Brasil, Felipe Camarão, Jaceguai e Visconde de Itamarati – Tijuca