A maior floricultura do Rio de Janeiro tem muita culinária

O Cadeg – Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara é uma pequena Lisboa cercada de flores. Por que Lisboa? Por causa da grande concentração de restaurantes portugueses. As casas servem versões gastronômicas de bacalhau e os bolinhos feitos com suas lascas desfiadas. O fino pescado, em estado natural, também é encontrado nas lojas do local, que além de flores e mais flores comercializa alimentos frescos, bebidas e tantas outras coisas, de segunda a sábado. É um mercadão amplo, geral e irrestrito.

Na maior floricultura do Rio, os trabalhos podem ser abertos com o saboroso pão de calabresa e provolone do Barsa, que serve pratos exclusivos e de sustância como o arroz de polvo, a moqueca de pirarucu e galinha ao molho pardo. Nas tardes de sábado e domingo se forma uma animada roda de choro no local.

Sábado também é dia de festa no Cantinho das Concertinas, com apresentações de música ao vivo, ao som dos instrumentos típicos portugueses que batizam a casa. Sardinhas assadas, febras (filés de pernil de porco temperados em vinhas d’alho) e a proverbial posta de bacalhau na brasa, escoltados por uma boa taça dos lusitanos Casal Garcia, Chaminé ou Esporão, são uma excelente companhia para os shows.

“Bacalhau não é tudo igual”. Esse é o lema do Corujão, restaurante que dá protagonismo ao bacalhau em suas diversas modalidades como Zé do Pipo, Zé do Telhado, lagareira, com natas, ao Brás, entre outros. Recomenda-se não sair da mesa portuguesa sem saborear pastéis de nata, Santa Clara ou Belém.

Conhecida pelos bolinhos e pastéis de bacalhau, a Adega Cesari também encanta o freguês com os bem servidos sanduíches no pão francês, que podem ser de picanha suína, contrafilé ou a suculenta maminha de alcatra.

O Cadeg é considerado o maior polo de comércio e serviços do Rio; só no segmento de hortifruti são mais de 80 unidades. Aberto 24 horas, o mercado, inaugurado em 1962, conta também com bancos, lojas de informática, gráficas, papelarias, bancas de jornal, farmácias, pet shop, salões de beleza etc. Mas atenção: mesmo de portas abertas full time, todos os dias, cada loja opera de modo independente e tem seus horários de funcionamento específicos. Para conhecê-los, consulte o site oficial.

Pra não dizer que não falei das flores

As plantas e flores do Cadeg são um espetáculo de cores e formas. Os moradores do Rio flanam pelas floriculturas para apreciar os corredores primaveris e renovar a decoração de suas casas. Os comerciantes começam a chegar cedo, lá pelas duas da madrugada, com carregamentos das mais variadas espécies – rosas, margaridas, orquídeas, bromélias, crisântemos, lírios, antúrios, samambaias, além de vasos, cestas de palha e de vime, cachepôs e acessórios em geral para jardinagem. Por trabalharem com preços de atacado, eles têm sempre ofertas atrativas.

 

Cadeg – Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara

Rua Capitão Félix, 110 – Benfica

(21) 3890-0202

cadegrio