Complexo gastronômico na Barra tem telões imersivos

Inspirado em grandes centros congêneres no exterior, como o da Ribeira, em Lisboa, o Mercado de Produtores Uptown ocupa, desde 2017, um bloco inteiro do shopping homônimo, na Barra da Tijuca. No imenso galpão, estão distribuídos restaurantes, bares, quiosques, cervejarias, peixarias e até açougue vegano, incluindo programação de música ao vivo. As grandes mesas comunitárias estimulam a convivência entre os frequentadores. Afinal, é comum que eles cheguem de manhã e só saiam à noite de lá.

Para abrir o apetite, os imperdíveis quitutes da Katita (a premiada chef Kátia Barbosa), como croquetes de vaca atolada, bolinhos de arroz de cuxá e camarão e patinhas de caranguejo; a batata porquinho (coberta com costela suína desfiada, muçarela, molho cheddar e sour cream) do Mané Rio; o feijão amigo do Mundo Mineiro; ou o Ceviche da Fabi (o de coco é feito com a polpa da fruta fresca, leite de tigre, cebola-roxa, coentro e pimentas).

Já o Choppempé, conforme explicita o nome, se destina aos adeptos desse hábito tão carioca: o de beber direto no balcão, de preferência, empunhando um caprichadíssimo sanduíche de mortadela. Na linha fermentada, o quiosque Antuérpia tem chopes das mais variadas cores, inclusive verde, para agradar os paladares mais exigentes.

Sabores internacionais

A culinária regional também se faz presente, a exemplo do Cantinho do Pará, onde imperam o bolinho de jambu com camarão, maniçoba, vatapá, tacacá e outros manjares de origem amazônica. E até a internacional, representada pela Gruta do Bacalhau, que serve, além dos tradicionais pratos ao redor do pescado (Zé do Pipo, Espiritual e à Gomes de Sá), paleta de cordeiro assada com batatas cozidas e arroz; e La Parrilla Del Uruguay (cogumelo à provençal, palmito na brasa com manteiga e ervas finas, assado de tira e bife ancho).

Especializado na gastronomia espanhola, o La Plancha envolve um novo conceito de peixaria temática, butique de carnes e restaurante. Ali, o freguês escolhe seus peixes e frutos do mar, sempre fresquíssimos, ou cortes nobres de carne bovina para preparo na hora – ou levar para casa. Paellas, filé de cherne à catalã, camarão ajilo, lagosta grelhada, bife chorizo com fritas e costeletas de cordeiro com batatas rústicas fazem a alegria das papilas gustativas. Já no Açougue Vegano, a coxinha de jaca, a linguiça de legumes e o espetinho de soja comandam o menu.

Na seção sobremesas, o Café Petit Paris serve tanto clássicos internacionais (macarons, mousses, fontela de amêndoas, bolo red velvet) quanto doces brasileiros (quindim, cuca de banana, brigadeiros). A maior filial carioca da argentina Havanna Cafeteria, num quiosque de mais de 100 metros quadrados, também se destaca, com seus tradicionais alfajores e havannets (gotinhas de chocolate com doce de leite).

Aos sábados e domingos, acontecem as feiras de produtores locais e o projeto Música no Mercado (shows de MPB, samba e rock). A Arena Uptown – telões imersivos para a transmissão de jogos – faz a festa dos aficionados por esporte. Playgrounds (com espaços para festas) e oficinas infantis complementam o rol de atrativos do mercado.

 

Mercado de Produtores Uptown

Avenida Ayrton Senna, 5.500 – Barra da Tijuca

(21) 3030-5500

mercadodeprodutores