História do mais antigo teleférico em operação é refeita por 14 mirantes
O Parque Bondinho Pão de Açúcar e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançaram, em março de 2022, um projeto inédito no País: o Circuito Histórico dos Mirantes, bem no local de fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, na majestosa Baía de Guanabara.
As 14 plataformas que integram o trajeto, por meio de contextualizações históricas, resgatam as trilhas de inovação tecnológica do mais antigo teleférico em funcionamento no mundo. A visitação conta com placas informativas em português, espanhol, inglês e braile. Conteúdos complementares podem ser acessados por audioguias.
Os chamados circuitos de interpretação da paisagem – uma novidade no Brasil – já movimentam o segmento de turismo no exterior. Agora, além do cenário de tirar o fôlego, o visitante terá ainda uma camada narrativa do significado histórico do passeio que não havia anteriormente.
A parceria Parque-Iphan desenvolveu os estudos que originaram os conteúdos disponibilizados e os nomes dos mirantes, batizados em memória a marcos do Rio e do Brasil. Por exemplo, o Mirante dos Navegadores – situado no Morro da Urca, de lá é possível vislumbrar por onde os navios dos primeiros expedidores chegaram às mágicas paisagens cariocas – e o Mirante dos Pioneiros, que refaz a trajetória da fundação do Parque do Bondinho, no ano de 1912.
Cartão-postal da cidade, o monumento foi tombado pelo Iphan em 1973 e certificado como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2012. O Parque – pelo qual já passaram mais de 50 milhões de visitantes – integra o sítio “Rio: Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar”, primeira área no mundo a ter o valor universal da sua paisagem urbana reconhecido.
Circuito Histórico dos Mirantes
Parque Bondinho Pão de Açúcar
Avenida Pasteur, 520 – Urca