Primeiro museu a céu aberto do Rio expõe grafites em grande escala

Os apaixonados por arte urbana vão adorar os roteiros traçados pelo Museu de Arte Urbana do Porto (Maup), nos arredores de Santo Cristo e do Boulevard Olímpico. Os passeios guiados a pé contemplam mais de 50 murais em grande escala, com grafites devidamente catalogados, apresentando informações sobre os autores, títulos e datas das obras.

O projeto, inaugurado em 2018 e parte integrante da revitalização da Zona Portuária, representa o primeiro museu a céu aberto do Rio. O modelo para a criação do Maup, uma plataforma digital, veio diretamente de Wynwood, bairro de Miami revigorado através de vibrantes intervenções artísticas. Os jovens da região recebem capacitação para auxiliar nas tarefas de pintura e reforma de fachadas e atuar como guias.

O circuito do Boulevard Olímpico, com duração de duas horas, vai da Praça Mauá ao Aqua-Rio. E inclui painéis concebidos para recepcionar as Olimpíadas de 2016 na cidade, como o “Etnias”, de Eduardo Kobra, considerado pelo Guiness Book o maior grafite do mundo. Já o roteiro de Santo Cristo abrange empenas pintadas pelos cosmics boys Zéh Palito e Rimón Guimarães e artistas internacionais, a exemplo de Brusk e Mademoiselle Maurice (França) e Pantonio (Portugal).

 

Museu de Arte Urbana do Porto

Tel.: (21) 98081-3974